segunda-feira, 9 de novembro de 2015

vitamina c

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente muito importante para a saúde do corpo. Além de fortalecer o sistema imunológico contra a gripe e resfriados comuns, ajuda a reconstruir tecidos, vasos sanguíneos e ossos danificados, além de melhorar a sintetização de cálcio e outros minerais.
A vitamina C protege o coração de doenças cardiovasculares e combate os radicais livres, o que pode significar a diminuição do risco de contração de certos tipos de cânceres. Consumir alimentos ricos em fonte de vitamina C ajuda o corpo a atingir a ingestão diária recomendada, vez que o organismo não produz vitamina C naturalmente, desta forma, uma ingestão adequada de vitaminas deixa o corpo mais saudável e o sistema imunológico mais efetivo.
Os benefícios da vitamina C também são estendidos para a aparência geral da pele, vez que o nutriente auxilia na produção de colágeno. Alguns estudos apontam que a vitamina C também pode ser um queimador de gordura eficaz.
Uma quantidade diária de 60mg de vitamina C por dia é apenas o suficiente para evitar doenças causadas pela deficiência desta vitamina, tais como o escorbuto, feridas que não cicatrizam e sangramento nas gengivas. Para desfrutar de qualidade de vida e saúde plena, a quantidade recomendada para mulheres é de 75mg, enquanto que para os homens o valor aumenta para 90 miligramas. No caso de fumantes, uma quantidade diária de 110mg para mulheres e 125mg para homens é sugerida. Níveis mais elevados de vitamina C são necessários quando o paciente está em condição de febre, trauma ou infecção.

20 alimentos naturais ricos em fontes de vitamina C

  • Abacaxi: 1 abacaxi de aproximadamente um quilo possui cerca de 500mg de vitamina C, além de outros nutrientes como fibras, cálcio e potássio. O abacaxi fresco também possui um baixo teor de gordura e colesterol.
  • Acerola: 100 gramas de acerola possuem cerca de 1.677mg de vitamina C. A acerola também contém vitamina A, folato (uma vitamina hidrossolúvel do complexo B), niacina e outros nutrientes.
  • Alho-poró: 100 gramas de alho-poró possui 118mg de ácido ascórbico.
  • Bananas: são ricas em diversas vitaminas, incluindo a vitamina C.
  • Batata: 100 gramas de batata cozida, seca ou em forma de purê contém aproximadamente 81mg.
  • Brócolis: 1 xícara de chá de brócolis cru contém 231 mg de vitamina.
  • Caqui: um caqui contém cerca de 66mg da vitamina.
  • Cebolinha: 100 gramas de cebolinha contém 660mg de vitamina C, além boas quantidades de vitaminas A, B6, niacina, riboflavina, tiamina, ácidos graxos polinsaturados, fibra dietética etc.
  • Couve-flor: um pé grande de couve-flor pode chegar a concentrar mais de 450mg de vitamina c.
  • Goiaba: 100 gramas de goiaba contém 228mg de vitamina C, além de vitaminas A, B-6, E e K, niacina, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, dentre outros.
  • Kiwi: 1 kiwi contém aproxidamente 105 miligramas de vitamina C.
  • Lichia: 100 gramas de lichia seca possui 183mg e mais de 3g de niacina.
  • Laranja: 100 gramas de laranja possuem cerca de 136mg de vitamina C. O suco de laranja concentrado possui quantidades superiores de vitaminas. A laranja também contém outros nutrientes como vitamina A, vitamina B6, niacina, riboflavina, cálcio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Uma laranja pequena possui cerca de 50 mg de vitamina C e 42 calorias.
  • Limão: a vitamina C é mais concentrada na casca de limão, sendo recomendado o consumo do suco de limão batido com a casca (também conhecido como limonada-suíça), que chega ter até 129mg de vitamina C a cada 100 gramas, além de boas quantidades de cálcio e potássio.
  • Morango: Apenas uma porção de morangos já fornece grande parte da exigência diária de vitamina C do corpo, além de reduzir o estresse por causa de seu alto teor de fibras e antioxidantes, que também ajudam na prevenção de doenças cardíacas.
  • Pêssego: 5 fatias de pessêgo possuem cerca de 73mg de vitamina C.
  • Pimentas: as pimentas são os alimentos com maiores concentrações naturais de vitamina C. Várias pimentas verdes e vermelhas podem conter mais de 20% dessa vitamina em sua composição.
  • Salsinha: 1 xícara de chá de salsinha fresca (250ml) possui em 335mg de vitamina C, 3300mg de niacina, 21 gramas de vitamina A, 4 gramas de vitamina K e 15.62mg de ferro.
  • Tomate: cada grama de tomate tem 1mg de vitamina C, além de boa quantidade de boa quantidade de ácidos graxos monoinsaturados e polinsaturados.
  • Tomilho: 1 colher de chá de tomilho fresco possui 1.3mg de ácido ascórbico e mais de 38mg de vitamina A.
*OBS: os valores nutricionais são aproximados, vez que a quantidade de nutrientes contidas em cada alimento é variável de acordo com a espécie, variedade, tamanho, dentre outros fatores biológicos. Os valores utilizados foram baseadas em dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.https:
fonte:
Plantas Medicinais e Fitoterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário